sexta-feira, 16 de julho de 2010

A volta

Depois de um periodo "fora do ar" o blog volta com força total, e espero trazer novidades. A principio serão postagens aleatórias até o fim do mês. Admito que estava com saudades de escrever, e vamos a um breve resumo do que aconteceu nos ultimos dias.

Junho começou e com ele a expectativa pelo ultimo mês de aulas do curso técnico de petroleo e gás, Copa do mundo, até que no dia 11 durante a primeira partida da Copa recebo a noticia de que meu pai precisaria ficar internado para fazer exames para uma cirurgia na cabeça. Meu mundo literalmente "desmoronou".

Não estava preparado para tamanho golpe da vida, mas busquei força e durante 21 dias minha rotina foi hospital-casa-curso. Recebi (e ainda recebo) o carinho e preocupação de muitos amigos e amigas quanto ao estado de saude do meu pai e de como estava encarando tudo isso.

A familia PGA foi fundamental, pois em nenhum momento eu faltei, e recebi todo o suporte do meu grupo de TCC (Sérgio e Rafael) na conclusão do trabalho e preparação da apresentação. Provas concluídas, TCC protocolado e entregue estava chegando o momento da apresentação.


Antes de falar da apresentação, vamos falar da Copa do Mundo. A seleção brasileira teve um começo razoavel, mas ficou evidente que não tinhamos reservas a altura dos titulares, ganhamos com muita dificuldade as 2 primeiras partidas e um empate "acordado" contra Portugal. Oitavas de final é praticamente obrigação vencer e ali achamos a peça central do esquema do Dunga, Ramires. Entrou e deu a cadencia que a equipe precisava, sem botinadas e chegadas violentas, sua ausencia fez falta no jogo contra a Holanda.


Sobre o jogo não perdi nada, já que minutos antes da bola rolar precisei ir ao hospital buscar meu pai que acabara de receber alta médica. Entre ir e voltar cheguei em casa no intervalo, e o segundo tempo eu tirei um cochilo, abrindo os olhos apenas pra ver os gols da Holanda e a expulsão do Felipe Melo. Fica o registro de que para a Copa de 2014, consultem a Garota Paraguaia sobre até que fase a seleção brasileira chegará na Copa. Em conversa no MSN ela sempre afirmava que o Brasil não passaria das quartas de final. Previsão confirmada e grana extra no bolso ja que ganhou todas as apostas que participou.

Mas a Copa segue e nada como ver a Arghentina perder (e de 4) para a Alemanha que mostrava até então um futebol digno de campeã do mundo, mas no meio do caminho tinha a Espanha e a beleza alemã perdeu para a raça espanhola. Final dificil contra uma equipe que não perdera nenhuma partida, apesar de muitos apostarem na Espanha como campeã, acreditava na Holanda pelo retrospecto durante a competição.

Parabens a Espanha pelo titulo, a partida final mostrou que não devemos desistir nunca dos nossos objetivos. Agora é voltar para o Brasileirão e o meu Santos FC rumo ao titulo da Copa do Brasil.

Eu com o TCC

Voltando ao TCC, cada dia que passava a ansiedade tomava conta de mim como seria a apresentação, perguntas etc... Por estar com meu pai ainda hospitalizado precisei apelar para os recursos que a tecnologia nos oferece e passei a minha fala numa especie de "teleprompter" (digitei tudo que falaria e o Latino faria a transição dos slides com as minhas falas), porem a cadeira em que ele ficou sentado não era adequada e quase em todas as fotos apareço com o rosto "de lado" olhando para o monitor, mas isso não apagou o brilho da apresentação e consegui um 9,5.

Eu, Sérgio, Professora Vanessa (orientadora) e Rafael após a apresentação.

Curso acabando, convenio de estagio assinado agora resta fazer os exames, estagiar e pegar o certificado. Enfim é chegado o momento de saber o que fazer no segundo semestre e na vida academica.


Xadrez: após um longo periodo longe da "pracinha", estou voltando a jogar ao vivo (devido a falta de tempo passei a jogar apenas on line) e a estudar, focando na preparação de aberturas e revisando conceitos de tatica e estrategia, mas agora não caminharei sozinho e sim com um treinador. Rodrigo Teodoro alem de amigo (praticamente um irmão) agora vai contribuir nessa nova fase nos tabuleiros. Em agosto esta programado o Campeonato Paulista, mas ainda não sei se jogarei. Se tudo der certo pretendo jogar 1 ou 2 torneios pensados para enfim obter meu rating FIDE.


Pedestrianismo: Durante o periodo que meu pai estava internado consegui achar espaço pra correr uma vez por semana, e devagar estou voltando ao ritmo adquiro no ano passado. Logo estarei completando 1 ano de treinos, mas os resultados em 2010 ja apareceram, consegui baixar todos os tempos em relação a 2009. Não corri nenhuma prova esse ano, para o segundo semestre pode ser que eu faça uma prova de 10k, ainda não sei.


Estudos: Para o segundo semestre assim como voltar a jogar e estudar xadrez, vou aprimorar o inglês. O planejamento é estudar 2 vezes por semana a noite a partir de agosto. Sobre novos cursos, vou prestar o vestibulinho ETEC para o curso de Edificações no fim do ano. A idéia inicial era de fazer algo relacionado a turismo ou web design apenas para "passar o tempo", mas após conversa com amigos do PGA pude perceber que esse curso é um complemento para o curso que terminei e uma excelente oportunidade de enriquecer o curriculum.

Blog: O projeto para este blog é de fazer 3 postagens por mês (nos dias 10, 20 e 30), onde o formato deve continuar o mesmo, com frases e textos de abertura, dicas de cinema, teatro, livros, saude, viagem. A novidade que ainda quero desenvolver é o espaço do Dande com clipes, recados, noticias, informaçoes sobre treinos, estudos e diversão. Vou reformular o blog xadrez santista, com planejamento de 1 post por mês, e trabalhar na produção do programa mate em 10.

Mais uma vez agradeço a todos que se preocuparam comigo e com a saude de meu pai. Ele esta em constante recuperação, e encerrando o post quero deixar uma mensagem. Passei algumas noites ao lado de meu pai dormindo em uma cadeira e ao lado de outras pessoas enfermas. Naquele ambiente a luta pela vida é constante e quem passa por uma experiencia dessas acredito eu que sai mais "humanizado" com os desafios que a vida nos impõe.


Em nenhum momento alguem veio me pedir para que fizesse o ainda vou fazer, mas quero tornar publico a importancia da doação de sangue. Ao longo do ano a imprensa faz campanha para a doação de sangue, salvando muitas vidas com este pequeno gesto. Ainda não fiz a minha doação após a alta médica de meu pai. Mas peço para os leitores do blog que se possivel compartilhem comigo desse ato. Os requisitos para doar sangue são:

Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis
Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:
Tipagem sangüínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

fonte: Banco de Sangue Paulista

Até o fim do mês eu volto com mais novidades.

Até mais

3 comentários:

  1. Não basta ser JanJones tem que fazer a diferença!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é ''O CARA'', meu amigo, meu irmãozão!!
    Força e foco nos objetivos, nada é impossível!!
    Abração, amo você rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Janderson! Li toda a página do blog, num instante, sem perceber!
    O texto está muito envolvente. Espero que esteja tudo bem com o seu pai, saiba que todo o esforço que vc tem feito, demosntra e a pessoa maravilhosa que vc é!
    Parabéns pelo 9,5 no trabalho!!! Rumo à novas conquintas!
    Muito legal também citar a doação de sangue, vou fazer a minha parte em breve, sei o quanto é importante!
    Abraços Bro, e parabéns por TUDO!

    ResponderExcluir