quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo formato

Ola !!!!

Buscando passar um pouco de informação e entretenimento, apresento algumas novidades no blog. O novo formato não mudou muito do antigo, a frequencia agora passou para 10 dias, isso quer dizer que teremos postagens nos dias 10, 20 e 30 - menos no mês de fevereiro rsrs - e resolvi juntar algumas colunas que antes publicava de forma individual.

Na abertura o texto para reflexão, a seguir apago as velinhas lembrando dos aniversariantes da "dezena". No post do dia 10 teremos a dica de cinema e teatro, no dia 20 uma boa leitura e em dia com a saude (novidade no blog), no dia 30 caia na estrada e uma coluna surpresa (ainda nao definida).

Depois vamos para o Espaço do Dande, onde vamos descontrair curtindo um clipe musical (clip do Dande) no Destaque do Dande vou escolher uma noticia de algum portal, justificando a sua escolha. O momento Maguila agora mudou de nome, vai se chamar Recado do Dande e deve vir com novidades.

No Espaço do Dande, pretendo postar pelo menos 2 colunas em um mesmo post, mas sempre fazendo uma bagunça... já que tenho 3 colunas pra usar 2 no post, sempre com a ideia de não repetir a dupla da semana anterior.

Fechando o post deixo uma frase de reflexão e motivação para os leitores.

Julho

No dia 04 tivemos o churrasco de comemoração do TCC no colégio Universitas onde 17 dos 24 guerreiros estiveram presentes, alem claro os professores com destaque para a Rachel que levou um bolo S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L. Como uma autentica criança em aniversario fiquei conversando daqui e dali e "esqueci" de comer rsrs, na verdade eu comi muito pouco, mas conferi se a cerveja estava gelada e se a batida da Grazi estavam no ponto e posso garantir, tudo na mais perfeita ordem.


Galera PGA - Isso faz toda a diferença

Aguardado desde o primeiro dia de aula enfim rolou o futebol PGA, e o camisa 9 da sala (eu rsrs) não pode participar por conta de um aniversario de criança no mesmo horario do churrasco e a peleja aconteceu na minha ausencia. Agora é agendar os encontros mensais e esperar pela cerimonia de colação no dia 22 de dezembro.

Duas semanas depois, dia 18 tive a 3ª etapa do Circuito 16 C4 de Xadrez, onde fui para arbitrar, mas acabei jogando. Explico, esse circuito é organizado da seguinte forma: eu escolho a data e vejo se não tem outros torneios nesse dia, o Miguel encomenda a premiação e o Jr. Takeda oferece o espaço. Por ser algo amador prefiro ficar apenas na arbitrando e jogo apenas para fazer numero quando temos uma quantidade impar de jogadores.

Mas nesse torneio alem de arbitrar estava "na vibe" de jogar pois tenho jogado muito na internet e queria pegar ritmo de jogo "ao vivo" (quem joga on line sabe a diferença que é jogar pelo computador e ao vivo). Na primeira rodada enfrentei a irma do Miguel e venci, como ganhei de uma criança e ainda menina tive que encarar outra criança só que desta vez era o campeao brasileiro sub 12 Leonardo Yamamoto, resultado... levei uma aula de xadrez.

Na terceira rodada encarei um forte jogador, Danilo Vieira, posso dizer que foi minha melhor partida do torneio e apos longa analise no meio jogo por parte do meu adversario, consegui um contrajogo quando estava sendo atacado e dessa forma derrubei a seta do Danilo. Com 2 pontos em 3 tive que encarar o Dr. Moises Andrade, outro forte jogador que abusa do jogo psicologico e ao cometer um unico erro desmoronei uma posição onde poderia lutar de igual para igual.

Eu ao fundo jogando contra o Danilo

Posso dizer que o torneio acabou após essa rodada apesar de faltarem 2 para o termino. Como não podemos escolher contra quem jogar tive que encarar um jogador problema (pra não dizer desafeto mesmo), tivemos uma discussão de jogo num torneio em 2008 e desde então converso apenas o essencial e admito que não entrei com aquele "sangue nos olhos" que a situação pedia e acabei perdendo, na ultima rodada outro castigo porem com ponto... BYE, desta forma fiquei com 3 pontos em 6 rodadas (mas poderiasm ser 2 em 5 rsrs).

Julho é o mês que esta fazendo 1 ano que voltei a correr, mas os treinos estão devagar quase parando, na onda das férias resolvi fazer minha segunda parada esse ano ja ciente de que nesse segundo semestre os treinos serão puxados, a meta é fazer 10k em menos de 50 minutos.

Encerro esse post com uma reportagem associando preparação fisica e xadrez, assinada por Nuno Cobra, preparador fisico de Ayrton Senna, Rubens Barrichello entre outros grandes esportistas. Aproveitando o tema xadrez, ja deixo aqui o link do meu mais novo blog apenas para falar sobre a nobre arte: http://www.64jandersonlc.blogspot.com

Jogar xadrez exige preparo físico
Xadrez já faz parte do currículo de escolas públicas dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Brasília, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Parana

Por Nuno Cobra

Aplaudo muito a idéia de ver o jogo de xadrez inserido no currículo escolar em vários estados brasileiros.

O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.

Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas respeito às leis, às regras...

À primeira vista o xadrez parece ser apenas um esporte que atua sobre o cérebro, mas desempenha uma função muito importante no desenvolvimento do corpo emocional. O que aliás é básico para o desempenho competitivo de um jovem enxadrista.

Esse esporte possui a vantagem de trazer a pessoa para um contato mais próximo consigo mesma, porque mede suas capacidades de maneira muito concreta. Mais do que em qualquer outra modalidade, ela se dará conta da necessidade de alta concentração. Ela perceberá que quando se distrai, acaba fazendo um lance absolutamente errado, que não faria nunca, se estivesse mais concentrada.

O xadrez é um esporte muito amplo, pois o cérebro 'maquina' o tempo todo e assim abre outras áreas de programação mental de raciocínio, ampliando as conexões inter-neurais.

O que pouca gente sabe, é a relação entre o grau de desempenho cardiovascular e a performance competitiva neste esporte, porque todos imaginam que ele exige apenas do cérebro.

É justamente por exigir tanto da mente, das emoções e dos sentidos é que se torna necessária uma grande eficiência cardiovascular para se ter uma boa performance.

Quanto mais alto o nível da competição, mais clara se torna essa relação. Uma bomba ejetora mais plena (o coração) colocará nas células do cérebro uma quantidade maior de oxigênio. Esse cérebro mais oxigenado possibilitará maior eficiência, maior lucidez e, principalmente, maior velocidade do pensamento, de interpretação e reação aos movimentos complexos presentes no xadrez.

Assim quem está pensando em melhorar sua performance neste magnífico esporte, busque de maneira sistemática realizar atividades cardiovasculares (caminhar, correr...) que possam ampliar as possibilidades de oxigenação cerebral.

Na minha juventude eu era bastante apaixonado por esse esporte. Pude assistir embates históricos, principalmente durante a guerra fria onde politicamente o Leste e o Oeste se debatiam pela supremacia intelectual. Na época, ficou muito claro e dito pelos próprios campeões o quanto a sua forma física implicava diretamente na sua performance. Em alguns combates históricos esses campeões declararam enfaticamente a dificuldade que eles encontravam de resistir, dia após dia, ao violento embate e, ao final, acabava superando o adversário aquele com maior capacidade e resistência cardiovascular, que fornecia ao atleta um desempenho na última disputa, parecido com o da primeira. Além do lastro de oxigênio fundamental ao pensamento e aos hormônios estimulantes, havia uma atitude mental positiva que nesse altíssimo nível fazia a diferença.

Hoje o famoso campeão de xadrez russo Garry Kasparov tem que se envolver num expressivo treinamento cardiovascular e muscular localizado para manter a sua forma e continuar tornando-se altamente competitivo.

Em demonstrações com enxadristas brasileiros Kasparov conseguiu performance assustadora, mas sabe que terá poucos anos pela frente, uma vez que o trabalho físico é cada vez mais exigente para manter o nível de competição.

Esta é uma demonstração concreta de quanto o desempenho do corpo físico favorece essa concentração máxima, de não cometer nenhum erro, e o quanto o corpo é dilacerado e agredido nesse nível de competição.


Até Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário