terça-feira, 30 de junho de 2009

IRT Santos Virada Cultural

Ola !!!

No ultimo fim de semana, participei do IRT Virada Cultural aqui em Santos no Hotel Atlântico. A expectativa era grande, afinal esta prestes a encarar 6 partidas com ritmo de 90 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance, ou seja a partida poderia durar até mais de 4 horas.


Minhas metas e expectativas para o torneio? Pontuar, pontuar contra algum jogador FIDE e montar bloco (jogar 3 partidas pelo menos contra jogadores FIDE).

Sexta feira, 26 de junho de 2009.

Rodada 01 – 13h30





Mesa: 30
Adversario: Bernardo V. Sztokbant
Rating FIDE: 1936
Resultado: Bernardo V. Sztokbant 1:0 Janderson Lourenço Cerqueira


Jogando com as peças pretas esperava jogar uma defesa francesa, até ai normal, mas esqueci de combinar com o Bernardo para não jogar 3.Cc3 porque não conheço essa linha de jogo, normalmente gosto de jogar contra a variante do avanço (3.e5), mas segue a partida e jogo um 3 ... c5 nada a ver, tudo bem primeiro IRT, tensão, ansiedade, dei um desconto para mim até que resolvi “trancar” tudo ao jogar 4 ... c4, mas estava enganado, estava ajudando meu adversário ao deixar com mais espaço na ala do Rei para ataque, sem falar em desenvolvimento. Acabei perdendo uma peça e claro, a partida. Lição aprendida, próxima rodada.

Rodada 02 – 19h30



Mesa: 33
Adversario: Crisolon T. V. Boas
Rating FIDE: 1706
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 1:0 Crisolon T. V. Boas


Fortes emoções, pois, estava prestes a jogar contra um deficiente visual, lembrei do Roberto Carlos no torneio relâmpago em dezembro quando na 1ª rodada joguei contra ele, experiência única (ainda mais por ser relâmpago), antes de contar a partida vale explicar como se joga contra um deficiente visual: eu fico com um tabuleiro onde valem as regras do xadrez convencional (peça tocada é peça jogada) e o jogador deficiente joga com um tabuleiro especial onde ele reconhece as peças pelo tato, quando vou fazer um lance eu preciso falar para ele o lance antes de acionar o relógio, quando ele fala seu lance eu tenho que realizar no tabuleiro montado diante de mim.

Explicação dada, aos trabalhos, primeira partida de brancas onde esperava jogar uma italiana, mas no terceiro lance veio um 3 ... d5 onde tudo que pensei tinha ido por água abaixo, sem medo de ser feliz e precisando da vitória entrei no jogo dele e aceitei o gambito, o que me deixava preocupado é que Crisolon jogava rápido, enquanto eu pensava bastante. Pelo desenvolvimento ele deu o 2º peão no 6º lance, mas quando a esmola é demais o santo desconfia e devolvi o peão 2 lances depois de 15 ... Cg4 a luz de alerta acendeu, pois h2 era um alvo iminente, consegui neutralizar e seguir com a idéia de ganhar terreno aos poucos.

Em 24 ... Db6 achei que estava em um momento decisivo da partida afinal estava na cara que o lance seguinte era um xeque descoberto, achei 25. b4 onde se xeque 26. c5, trocar as Damas era vantajoso para mim, pois via nos peões dobrados na coluna “b” uma debilidade e poderia criar algum ataque ali. A esta altura da partida decidi simplificar a posição pelo fato do deixar uma debilidade na posição das pretas, no lance 46 o correto seria 46. Rc2 ganhando o cavalo e a partida, mas como gosto de emoções, deixei escapar mais essa afinal só pensava em empurrar o Rei para longe dos meus peões, onde meu Rei pudesse tomar os peões adversários ganhando o final com uma promoção.

Primeira vitoria e parte da meta cumprida, após 2h45 de luta (sim durou tudo isso rsrsrs) fui para casa feliz.

Sábado, 27 de junho de 2009.
Rodada 03 – 14h


Mesa: 25
Adversario: Fabio Luiz do Prado
Rating FIDE: 1851
Resultado: Fábio Luiz Do Prado 1:0 Janderson Lourenço Cerqueira


Sabia que jogaria contra alguém de Santos, mas tinha que ser o Prado? Isso por um lado era bom, pois faria minha 3ª partida contra FIDE e teria o bloco garantido, mas seria ruim porque o Prado joga rápido, é experiente e claro, saberia explorar minhas debilidades, o que me deixou satisfeito com a derrota foi que por alguns instantes eu tinha contra jogo onde a partida ficaria equilibrada.


Rodada 04 – 19h


Mesa: 28
Adversario: Rodrigo Fraga L De Figueiredo
Rating FIDE: 1690
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 0:1 Rodrigo Fraga L De Figueiredo


Meu adversário também é fã da defesa francesa, e me permitiu jogar e5, onde de brancas poderia ver como jogar determinados diagramas, dizem que a defesa francesa deixa o jogo igual onde um erro e a derrota é inevitável, já que o estrago é grande. E o estrago veio ao não aceitar a troca do meu bispo bom, acabei perdendo um peão e o que era empate virou derrota.

Domingo, 28 de junho de 2009.
Rodada 05 – 09h



Mesa: 32
Adversario: Rubens Casal Del Rey Neto
Rating FIDE: 1587
Resultado: Rubens Casal Del Rey Neto 0.5 : 0.5 Janderson Lourenço Cerqueira


Até aqui 1 ponto em 4 jogados, todos contra jogadores FIDE, metas cumpridas, tensão deixada de lado e o ultimo dia de torneio iniciando as 9 da madrugada. Mais uma francesa, onde o filme da partida do Bernardo passou pela cabeça já que Rubens mandou 3. Cc3, a posição acabou ficando estranha para ambos os lados, ganhei 2 diagonais que achava interessantes (g1-a7 e h1-a8) onde me custou um peão por isso (que poderia ter defendido), com mais tempo que o adversário ofereci empate prontamente aceito após 2h de luta.

Rodada 06

Mesa: 25
Adversario: Vinicius Oliveira Martins
Rating FIDE: sem rating
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 1:0 Vinicius Oliveira Martins


Enfim joguei uma italiana, ultima rodada 1,5 em 5, só a vitoria interessava, tenho quase certeza de que ganhei essa partida, ao não deixar meu adversário jogar, ao empurrar suas peças para o campo defensivo, sem dar espaços para ataque, acabei perdendo um peão que segundo cálculos ele teria que devolver mais a frente. O lance 44. ... Ca7 foi decisivo para mim porque minhas 2 peças estavam em jogo enquanto o cavalo estava escondido e sabia que meu bispo controlaria a casa de promoção do peão, assim como meu Rei. Consegui promover o peão e ganhar a partida.
Acabei em 51º de 71 jogadores com 2,5 em 6 (empatado em pontos com o 44º), joguei 5 partidas contra jogadores FIDE, fazendo assim um bloco com 5 partidas, agora faltam 4 partidas para obter rating FIDE.

Lições aprendidas, que venha o próximo IRT, xadrez agora só depois do dia 06 porque amanha começa o IRT das provas do curso de Petróleo e Gás e nesse IRT não tem como pedir empate, ou você ganha ou você perde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário