quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Um ano de blog no ar



Há um ano resolvi montar o meu blog pessoal, para contar como sobre o meu desempenho em treinos e torneios. Já escrevia para o blog www.pracinhacanal3.blogspot.com, mas resolvi encarar o desafio de montar um blog pessoal, hoje muito feliz venho agradecer a todos os leitores e falar um pouco sobre esse primeiro ano.

Xadrez


Em janeiro joguei o torneio do Virgilio na pracinha, meu grande projeto para 2009 até então era montar uma equipe para jogar o Interclubes FPX pensado, representamos o Clube de Xadrez Santos “C” na categoria “C” fomos vice campeões, a equipe foi composta por: João Danilo (1º tabuleiro), Marcelo Miguel (2º), João Gabriel Jonas (3º) e Tiago Jonas (4º). Na condição de reserva, Pedro Henrique Jonas, Nilson Jonas e eu. A vontade de jogar era grande, mas como os “meninos” estava bem e focados no titulo abri mão de jogar em troca de uma medalha. Admito que fiquei triste por ganhar uma medalha sem fazer “força” e dessa forma decidi estudar buscando um objetivo maior: formar meu rating FIDE.

Quem joga tênis sonha estar no ranking da ATP, e para os jogadores de xadrez a lista internacional é controlada pela FIDE. O jogador precisa participar de algum torneio onde conte pontuação FIDE, jogar um mínimo de 3 partidas contra jogadores que possuem rating FIDE, pontuando em qualquer uma delas. Desta forma o jogador tem o seu primeiro bloco, para sair o rating de forma “oficial” são necessários 3 blocos.

Em fevereiro, após jogar um torneio dinâmico (21 minutos) da FPX, subi a serra para jogar o torneio de Carnaval do Borba Gato pelo circuito dos feriados, fiquei satisfeito com o resultado, ainda mais por ser o 1º torneio fora de Santos.

Março chegou e como estava no pique resolvi desafiar o amigo Marcelo Miguel para um match de 10 partidas no ritmo de 21 minutos, minha expectativa era de marcar 3 pontos, mas após perder 6 partidas, decidi abandonar a meta e o match. Como experiência foi interessante e apesar do resultado adverso aprendi muito e fiz boas partidas.

No mês de abril, a convite do amigo Stefan Morgado Dias, joguei 2 partidas pensadas contra seus alunos Lucas Takeda e Isabela Yamamoto. Contra o Lucas consegui um empate e acabei perdendo para a Isabela. O caminho para o 1º bloco de rating FIDE estava aberto, por estar focado no curso de Petróleo e Gás nos meses de maio e junho não participei de nenhum torneio.

Eis que Santos receberia um torneio pensado no fim de junho, valendo rating FIDE, estava chegando a hora de correr atrás do grande objetivo do ano nos tabuleiros, jogar contra jogadores FIDE, pontuar e formar o bloco. O mais difícil foi controlar a ansiedade, mas seguindo o conselho do MI Krikor Mekhitarian o importante era a diversão, e dessa forma consegui meu 1º bloco de rating FIDE.

Empolgado pelo resultado decidi conhecer novos lugares de xadrez em São Paulo, passei 2 semanas na capital onde pude conhecer e jogar em diversos lugares e claro, levar o nome de Santos para a capital, fechando minha estada em São Paulo participei de mais um torneio organizado pelo Borba Gato.

Por estar em atividade nos tabuleiros resolvi tirar o pé no 2º semestre, já que o curso de Petróleo e Gás iria exigir muito do meu tempo, e dessa forma resolvi me dedicar no lado de “organizador” de torneios. Realizamos com sucesso o Circuito C4 Chess de 21 minutos, em 4 etapas todas jogadas no estacionamento e lava rápido C4. Joguei apenas 2 torneios por equipes ambos no ritmo dinâmico (21 minutos), o Interequipes da Liga de Xadrez e a Copa Franco Montoro FPX, pela equipe C4 Chess.

Para 2010, pretendo jogar mais torneios pensados, conseguir os 2 blocos de rating FIDE que faltam, obtendo dessa forma meu rating FIDE (onde espero um mínimo de 1700). Deixo aqui meu muito obrigado a todos os jogadores de xadrez que acabaram lendo alguma postagem minha nesse primeiro ano de blog.

Deixo um agradecimento especial ao MI Krikor Mekhitarian, que foi homenageado no 1º post sobre o que é não desistir de uma partida, mantendo a tradição publico outra partida do MI que foi jogada no Campeonato Brasileiro contra Roberto Molina, onde Krikor conseguiu um brilhante 3º lugar e conquistou sua 1ª norma de Grande Mestre. Krikor escolheu essa partida como sua principal partida no torneio pelo motivo de que para vencer, foi preciso arriscar entregando um peão (em a5) em um momento decisivo do jogo, e jogando de forma precisa conquistou a vitoria.

MI Krikor Mekhitarian e eu, Continental 2009


Pedestrianismo

Visando melhorar meu desempenho nos tabuleiros, nesse 2º semestre passei a praticar pedestrianismo (ou corrida de rua). Foi meio que por acaso, e como eu costumo dizer, correr não é apenas colocar o tênis e sair correndo, você precisa se concentrar na postura, no trajeto, nas passadas, na respiração e de uma forma geral isso me auxilia nas partidas pensadas sem falar na qualidade de vida já que estou praticando uma atividade física. Todos os meus treinos começam no canal 6, variando até o canal 3, canal 2 ou até a balsa.

Como registro dos tempos, para aqueles que também correm opinarem meus melhores foram:

Canal 6 até a Balsa: aproximadamente 4,3 k - 20 minutos e 35 segundos.

Canal 6 até o canal 3: aproximadamente 5,1k - 24 minutos e 13 segundos.

Canal 6 até o canal 2: aproximadamente 7k - 34 minutos e 36 segundos.

Canal 6 até o canal 3, depois até a balsa retornando ao canal 6: aproximadamente 9,5k - 46 minutos e 17 segundos.

Em 2009 a balança agradeceu já que fui de 79 kg (em agosto), para 71 kg (dezembro). Mudança de hábitos alimentares e foco nos treinos, em setembro (30k), outubro (79k) e novembro (87k).

Para 2010, vamos baixar esses tempos e complementar com treinos de natação, já marquei na agenda para participar de todas as etapas do Campeonato Santista de Pedestrianismo (esse ano foram 6 e participei da ultima), os 10k da Tribuna FM e 2 provas de Biathlon (natação e corrida), ou seja, não basta cuidar da cabeça (com o xadrez) é preciso cuidar do corpo também. Vou colocar com freqüência os meus tempos e como andam os treinos em 2010.

Petróleo e Gás


Será o meu grande desafio de 2010, concluir o curso técnico em Petróleo e Gás, onde vou apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), alem das disciplinas do 4º e ultimo modulo.

Nesse ano de 2009 a família PGA começou com 45 integrantes, mas como no BBB alguns foram sendo eliminados e hoje somos em 24. Churrasco, baladas e muita diversão fizeram parte de 2009 e com certeza continuarão em 2010. Tivemos um 2º modulo corrido e um 3º modulo cansativo, afinal encarar 13 matérias com seus trabalhos e provas não é para qualquer um.

Se esta procurando novas gírias, vou mostrar o que rola no PGA:

... e na continuação da maldade” - é para quando alguém faz alguma brincadeira e o outro continua a “maldade” (brincadeira).

“esta tudo na mente” - frase dita pelo nobre colega Daniel a véspera de uma prova, onde perguntado se ele tinha estudado ele lançou essa “pérola” mostrando a “cola”, se ficasse por aqui estava legal, mas para completar ele pega o lápis e escreve no verso da cola MENTE. Ou seja, se esta tudo na “mente” a sua “cola” é da boa hehe.

Continuando a maldade vamos revelar alguns apelidos da galera PGA: Pombo, Google ou Zina (Everaldo), Chininha (Fábio), 01 (Adilson), 02 (Alcides) e 03 (Alexandre), Perequê (Márcio), Bibi (Fabiano) e Magnésio (Sérgio).


Amigo secreto PGA

Deixo aqui os meus votos de boas festas a toda a turma do PGA (Brilha Muito!!!).

Claro que não poderia encerrar o post sem o momento Maguila, onde começa agora a lista de agradecimentos:

Ao “brother” Rodrigo Teodoro, por me socorrer em janeiro, indicando o que deveria fazer para o ano de 2009 que começou com um duro golpe.

Ao “amigo, irmão e treinador” Marcus Vinicius que assim como o Rodrigo me ajudou de forma impar e foi o grande motivador para estar como eu estou agora.

A Silvia Callogeras que com muita paciência conseguiu com que eu colocasse a cabeça no lugar em um momento complicado em minha vida.

Ao amigo Marcelo Miguel, que sempre incentivou e apoiou minhas idéias malucas nos tabuleiros.

A Priscila Rodrigues que conseguiu com que eu voltasse a escrever contos e poesias, tornando-se um motivo de inspiração para mim.

Um beijo especial para Silvia Almeida.

Um beijo enorme a mamãe Karla Karina que conheço desde que tenho 3 anos de idade, mas devido as paginas da vida ficamos mais de 15 anos sem noticias ou contatos, e fomos nos reencontrar graças ao twitter.

Um grande abraço aos amigos de tabuleiro Jorge Fakhouri e Reinier Mogli, que com muita paciência mostraram o que tem de melhor nos tabuleiros de xadrez de São Paulo, alem de me acompanhar até o Mercado Municipal de São Paulo, apenas para comer o sanduiche de mortadela.

A toda família AAS: Gregão, Greguinho, Juca, Tales, Roverso, Catozzo e Bob.

Minhas atividades com xadrez vão até domingo (dia 20) onde pretendo ficar sem chegar perto de um tabuleiro (real ou virtual) até o fim do ano, nesse período (do dia 21 a 31) vou contar um pouco dos treinos com o Marquinhos e como deve ficar a agenda para 2010 de eventos e torneios.

Vou aproveitar esses dias off-board para jogar frescobol e pegar praia. Em janeiro começo uma preparação forte visando o Paulista Interclubes onde vou defender a equipe C4 Chess, formada pelo Stefan Morgado, Joseph Ponec, Emerson Andrade, Marcelo Miguel, Jr. Takeda e eu. Os treinos de Biathlon vão continuar forte até fim de janeiro, voltando apenas em março.

A cada novo post devo atualizar o Mp3 colocando de 3 a 5 musicas para acompanhar a leitura.


Até mais.

Um comentário:

  1. Bom... já se passam sei lá...15 anos desde que nos conhecemos. Apesar da distância e das dificuldades saiba sempre que eu sempre soube que você era batalhador e vencedor. Quando você estava por baixo eu sabia '' falta pouco para ele se levantar e vencer'' , e vejo que você aprendeu com os golpes da vida, se tornando mais forte, mais apto, sem perder o que você tem de melhor.
    Lembre-se sempre ,apenas uma pessoa pode te derrotar - você mesmo.
    O céu é o limite apenas para os pássaros, a vida é um limite apenas para os fracos. Os fortes tem como limites os sonhos.
    Sonhe, viva, ame, vença.
    Abraços do seu brother....


    Rodrigo Teodoro ( rateodoro )

    ResponderExcluir