Enfim chegou o dia dos 10k, acordei cedo, fiz um bom café da manha, e fui... caminhando lentamente pelo calçadão que horas mais tarde estaria dividindo com mais alguns corredores, sempre em busca do melhor tempo. Chego ao local faltando 1 hora para o inicio da prova, agora é contar os minutos porque daqui a pouco é sebo nas canelas rsrsrs.
Retiro meu chip e resolvo colocar no pé direito, escuto musicas, caminho, vejo o movimento daqueles que acabam sempre se encontrando nos torneios e é sempre legal ver esses encontros, onde a saúde e a qualidade de vida estão acima de qualquer problema.
Aos poucos a galera começa a alongar e aquecer resolvi entrar no ritmo deles, afinal eu sou um peixe totalmente fora d’água quando o assunto é corridas de rua. Pra mim o negocio é chegar lá e correr, mas claro que tem todo um ritual pré corrida.
Em torneios de xadrez, muito ficam na famosa roda de ping jogando aquelas partidas de 3 ou 5 min., outros preferem uma boa conversa sobre qualquer assunto menos xadrez. Mas na hora que sai o emparceiramento é o inicio da partida, concentração no seu adversário em que linha de jogo usar etc. Na corrida de rua o único adversário que existe é você mesmo, se vai bater o seu tempo, se vai conseguir terminar a prova, como vai ser as passagens pelos pontos de água, a corrida é contra a sua cabeça.
Eis que a galera se aglomera em frente à Caixa Econômica Federal do Gonzaga, e encontro um amigo dos tabuleiros, o Eduardo do Guarujá. Ele me olha com uma cara meio incrédula e diz: você joga xadrez, corre, esta em todas rsrsrs. Contei que a corrida é parte da preparação para os tabuleiros e que tenho visto melhoras no meu jogo depois disso, até que a sirene toca. (fuóó)
Sim, eram 9 horas da manha e foi dada a largada, desejo boa prova pra ele, aperto o play no celular e vou ao ritmo das musicas que escolhi para a prova. A primeira, Cazuza – Vida louca Vida. Passos firmes, no meio do bolo, tentando achar espaços, ultrapasso e sou ultrapassado varias vezes, a musica diz tudo: vida louca vida, já que eu não posso te levar, quero que você me leve.
O trecho até o canal 1 na minha cabeça seria o mais complicado já que correr da Ana Costa até um pouco mais do canal 6 estava “tranquilo”, fui no fluxo como dizem, fiz o retorno até que o primeiro problema acontece: tênis desamarrado. Nada que uma parada de 15 segundos resolva, mas nunca em todos os meus treinos o tênis desamarrou, mas na corrida isso tinha que acontecer.
Sigo bem, confiante, concentrado passo pela aquela que seria a linha de chegada com mais ou menos 13 minutos, pra mim tudo era festa e curtição, agora começaria uma corrida com a cabeça, ir ate o Tertúlia e voltar, achei algumas placas de indicação de km, mas não vou nem registrar os tempos porque esta uma bagunça.
Chegou o primeiro check water e fui de um copo apenas, mais molhei a boca que bebi água, mas já pensava, no próximo vou de 2 copos. Em 2 marcações de tempo passei com 05:04 e 05:12, estava dentro, minha meta era terminar entre 50 min. e 55 min., então sabia que estava no ritmo. O aquário veio chegando e a procura pela torcida aumentava, até que encontro mamãe. Corro em sua direção e entrego um envelope pequeno com meu RG, ela apenas sorri e me incentiva, na volta pergunta se estou agüentando e aceno com o dedo polegar.
Mais check water e agora 2 copos, um para a cabeça e costas e outro para molhar a boca, estava quente entre 28 e 30 graus. Como tentava marcar minhas parciais de km estava correndo com um tempo parcial, e não sabia quanto tempo de prova eu tinha a ficha só foi cair quando no km 9 eu vi que eram 9h48 eu acho, ai pensei... se larguei ás 9h to com um tempo legal, vai dar pra chegar ate 55min.
Perto do canal 3 vejo o relógio da prova indicando 53min, claro, após conversar com o Fabio da faculdade, encarei um ultimo suspiro e apertei o ritmo, passei pelo tempo da prova com 53:41, na minha marcação deu 52:40 (40º de 55 na categoria e 377º de 573 no geral masculino), mas o importante foi ter concluído a prova e atingido minha meta, agora começa a sessão de fotos.
Meta alcançada = 00:53:41
(voltei pra registar o tempo em 00:55:00)
Você que esta lendo e vive reclamando da vida ou de qualquer coisa, pense que ontem, tinham pouco mais de 500 pessoas correndo 10k pela praia, num dia relativamente quente (de mormaço), mas não era qualquer pessoa que estava correndo, tínhamos deficientes físicos, visuais e pessoas com mais de 60 anos.
Todos esbanjando muita alegria e saúde e distribuindo muitos sorrisos. No xadrez pude jogar contra 2 deficientes visuais e cada vez admiro o atleta paraolímpico, por sua luta, esforço e dedicação em superar limites.
Entrei na fila da massagem com a equipe de fisioterapeutas da UNIP, e após um alongamento pós prova, fui acompanhar a premiação, a minha pressão cerca de 30 min. após a prova apontava 12x7. Agora é continuar treinando, mantendo uma alimentação saudável para encarar todas as etapas do Circuito Santista de Pedestrianismo, alem dos 10k da Tribuna FM.
Momento Maguila: abraços para o Guilherme da Lolite (Forever Living), pro Décio da Unisanta (eterno companheiro de raia e conversas), pro Eduardo que também joga xadrez (mas ele corre melhor que joga hehehe), pro Fabio "mãozinha" dos tempos de campeonato interno de futsal da faculdade (ficou em 2º na categoria deficiente físico).
PGA: A tarde com a ajuda do São Pedro que guardou a chuva para a noite rolou o churrasco PGA, muita carne, cerveja e claro, boas risadas principalmente com o Alexandre (Sr. 03) e com o Chininha com sua filmadora. O treinador Marcelo da Mata estava presente e ficou feliz com o desempenho do atleta PGA, mas claro que ele também detonou só que na Capital do Estado fazendo 51 min. nos 10k da Assembléia Legislativa. A lista de presença do churras foi: Alexandre (03), Diego, Ewandro, Fabio Chininha, Geórgia (Fabio se deu mal... perdeu o churras kkk), Grazi, eu, João, Marcelo, Sergio e Rafa.
Descobrimos quem trouxe a chuva da noite, foi o Julio, companheiro de primeiro modulo que precisou largar o curso, se não fosse o acidente estaria até hoje com a gente, Julião Abraços. É lógico que toda a praia sentiu demais as ausências de Everaldo Figueiredo, Bibi e Elzinha. Próxima bagunça dia 06 na casa do Chininha, amigo secreto e despedida do brother que vai estudar inglês por 3 meses na New Zela (Nova Zelândia).
Chess: domingo deve rolar a 4ª etapa do Circuito 21 C4 Chess, onde devo arbitrar, a chance de jogar é remota, quero ficar apenas na cobertura. Se a agenda permitir pretendo jogar de 2 a 5 partidas pensadas até o fim do ano. Em breve vou deixar o blog www.pracinhacanal3.blogspot.com, seu novo dono será o jornalista Mario Ribeiro, irreverente jogador e excelente jornalista, vai dar uma cara nova ao blog com muita informação sobre o que acontece pela pracinha mais querida de Santos.
Estou com um projeto novo que é falar sobre o Xadrez em Santos, o blog já esta feito, faltando apenas alguns ajustes para estar no ar. João Danilo, comentando partidas dos jogadores santistas, Miguel falando sobre o que acontece na pracinha do canal 3, Emerson (ainda em negociação) talvez fale sobre teoria, e eu acompanhando todos os torneios, de menores a veteranos.
Como já escolhi a musica do mês, vou deixar uma lista com 10 musicas (uma para cada km rsrsrs), para ouvir enquanto corre:
1- Black Eyed Peas - I gotta feeling
2- U2 - Where the Streets Have no Name
3- Van Halen - Right Now
4- Prodigy - Breathe
5- Faith no More - Epic
6- CPM 22 - Tarde de Outubro
7- Paralamas do Sucesso - Uma Brasileira
8- Guns and Roses - Sweet Child O'Mine
9- Tears for Fears - Break and Down Again
10- Ramones - What a Wonderful World
Até Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário