domingo, 22 de fevereiro de 2009

Borba Gato - Resumo

1ª Rodada

Mesa: 18
Adversario: Ana Vitoria Pinto
Rating Borba Gato: 1791
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 0:1 Ana Vitoria Pinto



Partida tranqüila uma Siciliana com Be6, apesar de estar de brancas estava mais na defesa, esperando pra ver o que ela faria, até que ela fez, veio pro ataque tinha que ter trocado peões (e não esperar), depois um bispo em casa errada (joguei Bf2,mas o correto era Be1), Dama esquecida em c1, tinha mais tempo no relógio mas não foi dessa vez que eu ganhei de uma mulher em partidas de 21.

2ª Rodada

Mesa: 25
Adversario: Klaus S.Gotz
Rating Borba Gato: 1730
Resultado: Klaus S.Gotz 1:0 Janderson Lourenço Cerqueira



Peão de dama, até que o “algo mais” que “ainda” não estou vendo, caiu um peão, quando na verdade eram 2, relax ... fazendo um recordar com o 21 de Santos (partida com o Tiago Jonas, coincidências a parte segunda rodada), só que desta vez foi mais duro para o garoto Klaus (sub 12) ganhar o ponto. Ativei minhas Torres deixando uma na quinta e uma na sexta, enquanto as dele estavam fora de jogo. Me segurei onde deu e aqueles 2 peões a mais deram a vitoria pra ele, mas vale o registro de que meu tempo caiu e ele tinha menos de 1 minuto pra terminar ... gostei do desempenho, apesar de jogar com 2 peões a menos.

3ª Rodada

Mesa: 25
Adversario: José João Santos
Rating Borba Gato: 1725
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 1:0 Jose Joao Santos



Abertura Siciliana (denovo), quase o mesmo post da 3ª rodada do 21 de Santos, “...Fui pra cima, ataque total rsrsrs, pra falar a verdade a partida caminhava pra um empate (talvez !?)...” só que naqueles 5 segundos de cegueira, deixei cair um bispo, como ele tinha 2 peões isolado (“a” e “c”) fui pra cima deles porque se eu tomasse os peões eu poderia promover, consegui e fiquei mais vivo na partida porque cheguei primeiro na 7º com os 2 peões, cheguei a promover os 2 (peão na oitava = Dama – Torre x Dama – peão da sétima por Torre = Dama) ele promoveu também, mas deixou cair o tempo, a partida acabou eu com Dama e Torre e ele com Dama e Bispo, mas eu já estava colocando rede de mate ... copiando o outro post da terceira rodada, Enfim saí do zero. Mais coincidências, o adversário em Santos tinha João no nome hehehe.

4ª Rodada

Mesa: 23
Adversario: Adilson Nunes
Rating Borba Gato: 1703
Resultado: Adilson Nunes 1:0 Janderson Lourenço Cerqueira



Peão de dama, acabei perdendo uma qualidade, mas fiquei com o Bispo de diagonal branca pertubando o Rei, deixei o Bispo dele preso em a1 quase a partida toda, o que amenizou a ausência da Torre, só que após o famoso “erro de calculo” acabei sobrecarregando meu Rei, joguei um Bb7??? Atacando a Torre em a6, não tinha muito o que fazer, pois ele já estava com um peão passado, depois de Ta7 meu Rei ficou num dilema (se defender o Bispo, cai o Cavalo, se defender o Cavalo cai o Bispo – se correr o bicho pega, se ficar o bicho come - foto abaixo), partida muito interessante, mais uma boa atuação minha, prova de que estou no caminho certo.




5ª Rodada

Mesa: 24
Adversario: Agatha H.Nunes
Rating Borba Gato: 1656
Resultado: Janderson Lourenço Cerqueira 0:1 Agatha H.Nunes



Laços de família, primeiro perde pro pai, depois pra filha. Defesa Francesa, tudo relax, eis que o tempo de cegueira na partida foi maior e caiu uma Torre limpinha da silva, essa é aquela partida pra se esquecer, depois da partida ao conversar com o pai (Adilson) ele disse: ela estuda francesa direto, já perdi pra ela 2 vezes em torneios, ela esta fazendo aulas com o Pelikian (ufa, não perdi pra qualquer uma, perdi pra uma aluna do Pelikian hehehe), fazendo um paralelo com o 21 de Santos, minha pior partida foi na quinta rodada também, contra o Rolando Turini.

6ª Rodada

Mesa: 25
Adversario: Jefferson Correa
Rating Borba Gato: 1747
Resultado: Jefferson Correa 0:1 Janderson Lourenço Cerqueira

Ruy Lopez onde joguei Cge7, tudo seguindo, eis que meu adversário coloca a mão na Torre e depois resolve jogar com o peão, parei o relógio, informei de que deveria mexer a Torre, após ouvir um “mas não é partida relâmpago”, ele moveu a Torre a contra a vontade, quando o arbitro apareceu a mesa perguntei: PEÇA TOCADA É PEÇA JOGADA? Resposta: SIM. Isso o deixou mais atacado ainda acabou levando mate, ainda saiu falando que aquilo o desconcentrou, Arnaldo Cesar Coelho diz: “A REGRA É CLARA

TOP 5
Puesto Nombre Gxbg Puntos Buch.-M Buch. Progr.

1 Mauro de Souza, 2338 5.5 17.0-24.0-20.0
2 Leandro Daniel Perdomo, 2361 5 17.0-23.5-19.0
3 Everaldo Matsuura, 2483 5 16.0-24.5-19.5
4 Ricardo Paolucci, 2013 5 14.5-22.0-17.0
5 Renato R Quintiliano, 2020 5 14.0-22.5-17.0
45 Janderson Cerqueira, 2 8.5-13.0-5.0
Total de 51 jogadores.


Poderia ter feito de 3 a 3,5 pontos sim e ter cumprido (e superado) a meta pessoal de 40 a 50% de pontuação, gostei do ambiente, fui bem recebido por todos e com certeza vou jogar mais vezes lá.
As lições? Mais estudo e concentração, o caminho é esse, as derrotas fazem parte do aprendizado e logo estarei batendo a meta sem pressão, prova da minha evolução foi que em Santos fiz 16,66% dos pontos (1 em 6) e em SP 33,33% (2 em 6). A vontade de jogar esse torneio era tanta que fui pra SP na sexta a noite.


classificação e link para fotos aqui

SANTOS 1X0, espantando a crise, já estamos no G4.

“Vai pra cima deles Santos, vai com determinação ...”

Fui.

2 comentários:

  1. Boa Cobertura rapaz! À la ChessBase, rs. Legal as fotos dos adversários rodada a rodada, é duro de manter.. hehe
    Abraço

    Krikor

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jander...
    Agora é correr pro abraço no Paulista por Equipes.

    Até lá !

    É Créu neles!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir